quarta-feira, 27 de setembro de 2017

USP in Action - O que é?

 
Primeiramente, agradecemos pelo interesse na iniciativa "USP in Action". Ela foi idealizada pelos alunos do grupo 11 do trabalho semestral da matéria PSI2617 - Inovação em Engenharia.

   O projeto em si consiste na organização e administração de workshops baseados em Do It Yourself (DIY), que tenham o intuito de construir objetos cujo objetivo final seja ou ser colocados no espaço público da Universidade de São Paulo (USP) na tentativa de melhorá-lo (tal como sofás de pallet), ou objetos que possam ser úteis para os frequentadores do workshop.

Exemplo de um trabalho de DIY mais sofisticado
   Pensando na filosofia do Do It Yourself, que seria a capacidade que uma pessoa comum teria de construir, modificar ou reparar coisas sem a ajuda direta de um especialista, ela se encaixa com o intuito de estimular o trabalho em grupo (limitações de material, espaço e tempo exigirão que os participantes trabalhem em equipe), criatividade (Serão dadas as instruções base, mas customizações de pintura, ou alterações leves no design, desde que não comprometam a funcionalidade são encorajadas) e uma interação entre diferentes unidades da USP (os workshops serão abertos a alunos de qualquer unidade da USP).

   Todas esses estímulos citados acima almejam proporcionar ao aluno um maior senso de pertencimento à USP, para que ele tenha um interesse maior em cuidar do espaço público.

   Para a organização dos workshops, o grupo pretende fazer eventos em redes sociais e avisos nos grupos de redes sociais. Além disso, será cobrada uma taxa por workshop, que deverá ser usada para a compra de materiais para novos workshops e manutenção das funcionalidades básicas da iniciativa.

   Para o bom funcionamento dos workshops, há 3 pilares muito importantes: compra de materiais, aluguel dos espaços onde serão ministrados os workshops e os palestrantes dos workshops. Para tanto, será necessária a obtenção de dinheiro, através das taxas de participação e do programa de fidelidade, e também de eventuais doações, seja da forma monetária ou de materiais para serem usados nos workshops. Com esse dinheiro, será possível comprar os materiais, pagar o custo do aluguel de tais espaços e se o palestrante do workshop for alguém contratado, pagar o salário dessa pessoa, além de cobrir eventuais custos.

   Enfim, a iniciativa USP in Action foi proposta por alunos interessados em melhorar o espaço público da USP, ao mesmo tempo que oferece aos interessados uma experiência interessante e construtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário